segunda-feira, 1 de abril de 2013

Um mundo novo...

Hoje comecei a minha formação na Neonatologia. Não é totalmente estranho, mas é um recomeço. Uma especialidade dentro da especialidade. Bebés em caixinhas, pequenos, pequeninos e minúsculos, com tubos e fios sem fim, lutadores pelo começo do que ainda estão para começar... Uma vida inteira pela frente faz aquelas pequenas mãos erguerem-se em riste, como Super-Heróis, mas mais super que todos os super da BD. Fórmulas complicadas para alimentar o processo grandioso de crescer, máquinas que insuflam pequenos pulmões que ainda não sabem como o fazer por si, tubinhos por onde desce o leitinho quando não sabem ainda como sugar e deglutir... são um pequeno, ínfimo, exemplo de tudo o que circunda os pequenos corpinhos.
Ao lado deles estão os criadores, mãe e pai, que espreitam, que tocam, que querem sentir o que é seu, mas que ainda não lhes foi entregue totalmente. Com sentimentos por um fio, com olhos brilhantes de esperança, sedentos de boas notícias, entregues à aprendizagem do que é cuidar de um tão pequeno, mas tão complexo ser, esforçando-se por merecer e desejando ardendentemente a palavra A(lta). A palavra que marca o primeiro dia do resto das suas 3 vidas. 
Fotos de irmãos que ainda não conhecem aquecem o calor de quase 30º, pequeno casulo onde cabem também peluches maiores que os donos, e onde cabe o amor imenso de enfermeiras com mãos de fada que rendilham a imensidão de fios num bordado de pura dedicação. Silêncio, calma, toques suaves... aqueles bebés ainda deveriam estar no santuário que é a barriga da sua mãe, mas tiveram pressa de vir, tiveram pressa de começar este caminho, para muitos deles tão duro. Alguns já celebraram o 100º dia na Unidade, outros apenas fazem um pit stop para aprender o básico, mas seja por muito ou pouco tempo, há muito amor e muita entrega naquele mundo novo. 3 meses parecem-me infinitamente pouco tempo para me integrar naquela tribo, mas vou fazer o que puder para ser uma mega-esponja e absorver ao máximo toda aquela realidade e ciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário