quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desabafo parte II

Sabem o que mais me aflige nos adolescentes que vejo na consulta ou mesmo na urgência? Falta de objectivos. Falta de sonhos a realizar. Fico angustiada... Passam pela vida levemente, sem compreenderem o valor da sua formação, a importância do trabalho que é estudar (a minha mãe dizia-me, quando eu era mais nova, que essa era a minha profissão e acho que com toda a razão) para conseguirem mais tarde fazer o que mais gostam e sentirem-se realizados. É óbvio que isto não se aplica a todos, mas há muitos miúdos cujo objectivo máximo é conseguir ver os Morangos no final do dia sem ser chateado ou conseguir convencer a mãe a dar-lhe aquelas sapatilhas ou aquele computador. Hoje na consulta a um rapaz de 16 anos num curso profissional "Então J como corre o curso?" "Oh Dra. já fui expulso" e diz isso a rir-se, com cara de orgulho... Essa parecia ser a sua maior façanha, ser expulso. Mais uma vez batemos na questão do mérito. Temo que sejam um exército de cordeiros a caminhar paulatinamente para um futuro de subsídios, de viver à sombra da bananeira. O sonho mais frequentemente manifesto ainda é, para minha infelicidade, "ser famoso" e não por um talento, capacidade ou trabalho fora de série, só por ser, ou por aparecer, como há muitos na nossa praça. Vida fácil, dinheiro fácil, sem luta, sem suor, sem construção de uma carreira ou de uma vida. Ai fico sem fôlego de pensar nisto. Tira-me realmente do sério...

1 comentário:

  1. como a compreendo. é a tal angustia de que falava aqui: http://aloucura.blogspot.com/2010/12/16-invernos.html
    consome-me. enfim.

    ResponderEliminar